quarta-feira, 14 de julho de 2010

Amigos


Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia se faz o irmão. Provérbios 17:17.

Não podemos viver alegres e felizes se não tivermos bons amigos. Alguns têm facilidade especial para fazer amigos; outros encontram dificuldade em relacionar-se com novas amizades.

Collins explica os amigos assim: “Na prosperidade, nossos amigos nos conhecem. E na adversidade, nós conhecemos os nossos amigos.” Isso é verdade. Quando estamos passando por maus momentos e somos abatidos pelos problemas é que ficamos sabendo quem são nossos verdadeiros amigos.

A amizade é como uma flor. Você deve cuidar dela, regando-a e arrancando o mato que quer crescer em volta. A amizade também requer cuidados, através de pequenos atos de bondade. A vida sem amigos é como um jardim sem flores.

O amigo é alguém que se liga a nós através da afeição, e tem por nós um sentimento de estima e respeito. Ele deseja nossa companhia e procura promover a felicidade. Na verdade, o amigo é alguém que está pronto a fazer qualquer coisa pelo outro. Ele é ouvinte, companheiro, conselheiro, prestador de favores, e está sempre torcendo para que boas coisas aconteçam ao outro.

Com o verdadeiro amigo, podemos falar sobre as experiências de nossa vida, nossas alegrias, desafios, triunfos, tragédias, esperanças, desejos e necessidades. Joseph Addison afirma: “A amizade aumenta a felicidade e abate a miséria, dobrando nossa alegria e dividindo nossa aflição.”

O psicólogo Marenos Schmidt estava muito inspirado quando escreveu o seguinte:

Amizade é aquilo que se sente, que não tem cara nem jeito, e fica guardada dentro do peito. Com que se parece? E alguém da multidão responde: Tem cara de menina mas rosto tem de rapaz, que dá força e reanima e a vida satisfaz.

Ani Köhler Bravo- Histórias Inesquecíveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário