quinta-feira, 17 de junho de 2010

O Preço da Loucura!



Os sábios herdarão a terra, mas os loucos tomam sobre si a ignonímia. Prov. 3:35
O texto de hoje diz literalmente:"Os sábios brilharão." A palavra hebraica é ti'parah, que significa receber uma coroa brilhante. A pessoa que recebe o ti'parah recebe uma distinção especial que o diferencia das pessoas comuns. Deus promete isso para os sábios.
Sábio, no sentido bíblico, não é a pessoa que possui muito conhecimento, mas que sabe usar o conhecimento para administrar a vida. A Bíblia está cheia de conselhos que abragem todas as áreas. A pessoa que dá ouvidos a esses conselhos é uma pessoa sábia. Ela se destacará nitidamente entre a multidão.
O lado oposto da sabedoria é necedade. No verso de hoje, Salomão se refere a ela como loucura. Só uma pessoa sem equilíbrio, sem amor pela vida rejeita os conselhos divinos. Com esta atitude, infelizmente "tomam sobre si a ignonímia". O sinônimo de ignonímia é "vergonha".
O caminho da vergonha é ilógico. As pessoas desprezam os conselhos de Deus, achando que são antiquados e obsoletos. Acreditam que descobriram um caminho melhor, seguem os seus instintos e inclinações, racionalizam os conceitos divinos, humanizam os princípios estabelecidos por Deus. Tudo isso, em nome da felicidade e da liberdade. No entanto, o fim é ignonímia e vergonha.

Que ironia! Queriam tanto brilhar e são estrelas sem luz. Ansiavam aparecer e andam ocultos na poeira dos seus próprios erros. Ambicionavam deslumbrar e envelheceram apagados pela vergonha que seu espírito de independência lhes trouxe.

Outro contraste entre loucos e sábios é que os últimos "herdam" honra, enquanto os primeiros " tomam sobre si a vergonha". Para herdar , você não precisa fazer nada. A herança é o fruto do amor. Os sábios não esperam nada e, no entanto, recebem tudo. Os loucos lutam para conseguir tudo e só encontram ignonímia.
Aprenda a ser sábio. Esse aprendizado leva tempo. É um processo muitas vezes demorado e doloroso. Mas vale a pena.

Janelas para a vida- Alejandro Búllon

Nenhum comentário:

Postar um comentário